Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Conheça três ferramentas gratuitas que podem facilitar a sua vida acadêmica

notícia As seguintes ferramentas contam com uma grande quantidade de material que podem facilitar e fazer a diferença na vida dos estudantes.

Durante a vida acadêmica, os estudantes enfrentam muitas dificuldades, inclusive quando se trata de conseguir material de referência para a elaboração de teses, artigos científicos, resumos e dissertações. Realizar trabalhos acadêmicos demandava muito tempo e pesquisas intensas em livros e revistas. 

Mas com a popularização da internet e das ferramentas tecnológicas de busca, se tornou mais fácil encontrar em aplicativos especializados diversos materiais de estudos de forma rápida, simples e gratuita. 

As seguintes ferramentas contam com uma grande quantidade de material que podem facilitar e fazer a diferença na vida dos estudantes. Confira! 

>> Google Acadêmico: 

O Google Acadêmico, também conhecido como Google Scholar, é uma extensão de pesquisa do Google que oferece ferramentas específicas para a busca e leitura de conteúdos acadêmicos. 

O serviço é voltado especialmente para estudantes, pesquisadores, cientistas e universitários. Atuando como uma biblioteca virtual, a plataforma funciona como um repertório de teses, artigos científicos, resumos, monografias, dissertações e livros. Ela opera de maneira gratuita e também permite que os próprios usuários adicionem suas produções científicas, o que é excelente para os que desejam agregar relevância ao nome ou construir carreira no meio científico.  

Para utilizar os serviços, basta entrar no site do Google Scholar e digitar a palavra-chave que você busca na barra de pesquisa. Em seguida, o mecanismo irá localizar todos os conteúdos acadêmicos que possuem relação com o tema. Em cada link, ele especifica o tipo de arquivo encontrado, podendo ser um livro, uma citação ou uma monografia, por exemplo. 

Para aprimorar seus resultados, é possível selecionar filtros simples, como a data de publicação do conteúdo ou ordem por relevância. Além disso, o sistema também disponibiliza outros recursos para refinar ainda mais a pesquisa e facilitar a busca do usuário.

No Google Acadêmico, o estudante também aprende como citar trabalhos acadêmicos em três formatos: nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), da MLA (Modern Language Association) e da APA (American Psychological). 

Conheça a ferramenta:  https://scholar.google.com/ 

>> FastFormat: 

Outro aplicativo que também auxilia os universitários na padronização dos trabalhos é o “FastFormat”. Essa ferramenta permite que os trabalhos sejam formatados automaticamente em diversas normas, como ABNT, APA, Vancouver, além de contar com um banco de dados com centenas de formatações de universidades por todo o país. 

O “FastFormat” também possui ferramentas automáticas de revisão de texto para melhorar a qualidade dos trabalhos, e todos os erros são apontados com sugestões de melhoria. A plataforma aceita a exportação do trabalho em PDF, que também pode ser aberto no Word ou Google Drive. Qualquer pessoa pode criar uma conta no site ou fazer login pelo seu perfil do Facebook ou conta do Google. 

Conheça a plataforma: https://fastformat.co/ 

>> Zoterobib: 

O Zotero é um gerenciador de referências e um software livre para gestão e compartilhamento de referências, que busca facilitar a elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, como teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos.

Dentre suas funcionalidades destacam-se a formação e a organização de uma biblioteca pessoal do pesquisador de acordo com sua temática de interesse, sendo acessada de qualquer computador com acesso à internet; a possibilidade de escrever o texto acadêmico criando as citações e a listas de referências de modo automático e de acordo com as normas bibliográficas (ABNT, Vancouver e etc.); o desenvolvimento de notas pessoais sobre os textos lidos para facilitar a escrita do trabalho acadêmico; e permite compartilhar referências bibliográficas com outros pesquisadores, auxiliando no desenvolvimento da pesquisa de modo colaborativo.

Conheça a ferramenta: https://zbib.org/





 

Tags:

Autore(s):