Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Abertas as inscrições para o 16º Simpósio de Comunicação da Região Tocantina

notícia As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento. Contudo, o prazo para as submissões de trabalhos completos, de 10 a 15 páginas, vai até o dia 28 de outubro. O evento contará com apresentações e discussões de trabalhos, palestras e oficinas.

O XVI Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM) acontecerá de 22 a 25 de novembro deste ano. Organizado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/Imperatriz), o evento será realizado de forma presencial. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento. Contudo, o prazo para as submissões de trabalhos completos, de 10 a 15 páginas, vai até o dia 28 de outubro.  O evento contará com apresentações e discussões de trabalhos, palestras e oficinas. 

A inscrição dá o direito à participação de todos os dias de palestras, lançamentos de livros e a participação em uma oficina. Além disso, cada participante pode participar dos Grupos de Trabalho (GTs) enviando apenas um texto em autoria principal e um em co-autoria. Para a Mostra de Produtos e TCCs, cada proponente poderá submeter apenas um produto na condição de autor(a) principal e um na condição de co-autor(a). 

Com o tema “O lugar do jornalista no mercado de trabalho contemporâneo”, esta edição do Simpósio busca promover o debate e a crítica acadêmica, aliados às discussões sobre os desafios que o mercado de trabalho traz para as novas gerações de jornalistas em formação.

Com a chegada da pandemia, os profissionais tiveram que se reinventar e se adaptar a um novo contexto. O avanço da tecnologia permitiu que os jornalistas ocupassem cada vez mais espaços no mercado de trabalho, integrando-se a áreas além das redações e assessorias, como a gestão de redes sociais, marketing digital, propaganda e criação de conteúdo. 

Dessa forma, o evento tem o intuito de direcionar os alunos para uma reflexão crítica desse novo mercado de trabalho, tanto em suas práticas quanto para o olhar científico e analítico aos seus resultados e reflexos na comunicação e na sociedade. 

Os interessados podem conferir mais informações ou se inscrever pelo link: https://www.even3.com.br/xvi-simcom/

 

Tags:

Autore(s): LÍVIA CARVALHO.