Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Integrantes de projeto sobre cartografia social e memória visitam Piquiá da Conquista

notícia No dia 8 de outubro, os integrantes do projeto “Cartografia social de Piquiá de Baixo, em Açailândia-MA: trajetórias, memórias, política e ativismos midiáticos” estiveram em Piquiá da Conquista, novo bairro que está sendo construído para o reassentamento dos moradores de Piquiá de Baixo que sofre há anos com os impactos causados pelas usinas siderúrgicas.

O projeto é financiado pelo Edital Universal da Fapema, e consiste em viabilizar as histórias de vida das famílias de Piquiá nas pesquisas científicas, para que tanto o meio acadêmico quanto a população em geral possam conhecer o modo de vida dos moradores dessa região, discutir sobre o assunto e pensar em possibilidades para garantir uma vida mais digna a eles. 

Participaram da visita professores  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), além de estudantes dos cursos de Jornalismo e Licenciatura em Ciências Humanas da UFMA e do curso de História da Uemasul. Apesar de serem de cursos distintos, os docentes e discentes experimentam a mesma linha de estudos: a memória. 

Neste ano, o professor e pesquisador visitante Ricardo Alvarenga, que possui diversos estudos na área de Comunicação e Religiões, passou a integrar o Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp), trabalhando junto aos integrantes do Joimp as relações entre religião e memória. 

Durante a visita ao novo bairro, foram gravadas duas entrevistas: uma com o pastor Léo, da Assembleia de Deus, e outra com Simone, moradora de Piquiá de Baixo que será reassentada. Nesse processo de luta por direitos e acolhimento, a população tem contado com o apoio das Igrejas, que estão dando maior visibilidade a esta causa. 

 

Tags:

Autore(s): LÍVIA CARVALHO.