Docentes de Jornalismo da UFMA irão ministrar oficinas no Salimp

notícia Dentre as mil oficinas disponibilizadas no evento, três serão ministradas por professores de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A 18º edição do Salão do Livro (SALIMP) acontecerá de 08 a 16 de outubro no Centro de Convenções de Imperatriz. Após dois anos realizando edições online devido à pandemia, o evento retorna em formato 100% presencial este ano.

Organizado pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL), a maior feira literária do sul do Maranhão contará com dezenas de stands de livros e editoras de todo o Brasil, além de palestras, exposições, shows, cursos, debates, gincanas culturais e oficinas.

Dentre as mil oficinas disponibilizadas no evento, três serão ministradas por professores de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Laboratório de Comunicação e Edição Visual Criativa (LOVE), da UFMA, comandará a oficina “Comunicação e cultura: a produção de fanzines na valorização das artes regionais”.

De acordo com a docente Yara Medeiros, coordenadora do laboratório, o objetivo da oficina é disseminar e valorizar a comunicação por meio da produção criativa do jornalismo cultural. “Espero que o tema cause interesse sobre a cultura e inspire as pessoas sobre a cultura local, utilizando a criatividade na criação de fanzines”, conta.

Fanzine é um tipo de publicação que pode ser feita em computadores e manualmente, possui uma linguagem mais simples, de fácil leitura e permite o uso maior da criatividade. Serão disponibilizadas 20 vagas para a produção dos fanzines e dez matérias serão selecionadas para serem transformadas e organizadas para os canais digitais.

A oficina ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro, das 14h às 18h, e tem como intuito incentivar a cultura da cidade por meio de um processo criativo, do entretenimento no jornalismo, trazendo conteúdos diversos e dinâmicos. Será aberta para professores, estudantes e qualquer pessoa que tenha interesse pela cultura. Além disso, o Grupo de Pesquisa Love também irá lançar a segunda edição da revista multimídia Zine Sibita.

As outras duas oficinas serão ofertadas no dia 13 de outubro e terão três horas de duração. As professoras doutoras Izani Mustafá e Thaísa Bueno irão ministrar a oficina “Carreira Acadêmica: como e onde publicar artigos científicos e melhorar seu currículo”, destinada à alunos de pós-graduação ou interessados em ingressar na pós-graduação, no horário de 15h às 18h.

Logo em seguida, os professores doutores José Messias e Camilla Tavares irão oferecer a oficina “Projeto de Pesquisa para pós-graduação stricto sensu”, tendo como público-alvo graduandos e graduados, no horário de 18h às 21h.

Autore(s): LÍVIA CARVALHO.