Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Os quatro melhores acervos digitais

notícia Compilado de materiais disponibilizados online gratuitamente

Os portais, classificados como acervos digitais, são grandes bibliotecas onlines que permitem que usuários da internet acessem documentos históricos e literários de maneira fácil e sem custo. 

Por serem disponibilizados em sites, as plataformas possibilitam que o leitor encontre outros formatos, alguns sites oferecem músicas, material audiovisual e CDS, enriquecendo ainda mais a coleção. 

Os acervos a seguir contam com uma ampla variedade de material, considerados os melhores.

  • Projeto Gutenberg

O Projeto Gutenberg oferece mais de 50.000 mil livros eletrônicos em variados formatos de maneira gratuita. Disponibilizados em Epub, HTML, Kindle e diversos outros, a plataforma ainda inclui Audio Books, CDS, DVDS e outros suportes. O usuário se beneficiar dos serviços do site pode fazer doações para ajudar a digitalizar mais livros e manter a presença do site.

Visite! 

  • Biblioteca Digital Mundial

Disponibilizando arquivos ao nível mundial em apenas um lugar, a Biblioteca Digital Mundial é uma parceria da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos com a UNESCO e mais de 30 instituições de vários países. Dentre as obras, o leitor pode encontrar manuscritos, livros raros e desenhos arquitetônicos. A plataforma facilita a pesquisa, os livros podem ser procurados por período, localidade, tema, instituição e até pelo colaborador.

Visite!

  • Portaria de Domínio Público

O portal é um compilado de clássicos da literatura brasileira, que podem ser acessados gratuitamente. Além disso, é disponibilizada uma rica coleção de livros voltados para educadores em formato de PDF. Outro formato de conteúdo que pode ser encontrado são áudios de músicas eruditas brasileiras e uma coleção de Hinos Brasileiros, como o famoso hino nacional e o hino à bandeira.

Visite! 

  • Arquivo Público do Estado de São Paulo

Reunindo material audiovisual, bibliográfico, cartográfico, hemerográfico, sonoro e textual, o leitor pode conhecer a história da cidade de São Paulo de uma maneira fácil e grátis. Além disso, documentos oficiais do governo do estado fazem parte do acervo, são eles arquivos pessoais dos governantes e artistas, compilados de arquivos do poder executivo e judiciário, entre outros.

Visite! 

Gostou? Então, continue acompanhando o site e redes sociais do Joimp para mais informações como esta!

Tags:
  • Memória
  • ACERVO

Autore(s): AYLLA YOHANNA.