Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Pesquisador reúne memória da Igreja Santa Teresa D'ávila com ajuda da comunidade

notícia Entregue à população em 6 de outubro de 1937, a igreja faz parte da história de fundação de Imperatriz.

A Igreja Santa Teresa D'ávila, localizada atualmente na Avenida 15 de Novembro, rua mais antiga da cidade, foi a primeira paróquia de Imperatriz. Durante seus 170 anos de fundação, poucos registros foram guardados. O jornalista e pesquisador do grupo Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp), Antônio Carlos Santiago Freitas, trabalha com a comunidade em busca de arquivos que possam contar a história da igreja.

“Precisamos construir laços com a população, para sabermos quem tem as fotos, vídeos ou documentos”, conta ele.

Pensando em facilitar o processo de construção do acervo, a igreja está lançando uma campanha para instigar a comunidade a doar arquivos que possuam e contem a história da paróquia. Atualmente, a ação está sendo divulgada somente em missas e entre os párocos.

“A ideia é reavivar as memórias, uma vez que a maioria delas não estão de posse da igreja.”, comenta Antônio.

Documentos como a planta baixa, livros com informações históricas, fotografias, entre outros, podem ser encontrados em São Luís, no Museu da Congregação Capuchinha, ordem religiosa de frades franciscanos que esteve à frente da paróquia por cerca de 30 anos, até o final dos anos 70.

“Iremos à capital buscar essas informações que ajudem a contar e preservar a história da igreja.”

O projeto conta também com a abertura de um espaço, voltado para a visita de locais e turistas que possuam interesse em conhecer mais sobre a fundação da Igreja, casa da padroeira imperatrizense.

Trazida por Frei Manoel Procópio à Imperatriz em 16 de julho de 1852, a imagem de  Santa Tereza D'Ávila ganhou uma capela em sua homenagem, onde fica atualmente localizado o Hospital Unimed. Em 1937, a atual edificação foi entregue à comunidade, assumida por Frei Francisco, e desde então realiza diversos eventos religiosos como missas, batizados e casamentos.

O grupo de pesquisa Joimp, planeja fazer uma pesquisa para analisar as matérias exibidas por telejornais locais sobre o festejo de Santa Teresa D'Ávila, com objetivo de entender como a mídia pauta o evento, que conta com 9 noites de festa, procissão fluvial e pelas ruas da cidade.

Por Aylla Yohana

Revisão Gessiela Nascimento

Tags:
  • Imperatriz
  • Jornalismo
  • Igreja

Autore(s): AYLLA YOHANNA.