Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Documentário mostra dilemas dos jornalistas na cobertura da Covid-19

notícia Cercados - A Imprensa Contra o Negacionismo na Pandemia 

 

Por Valéria Rosa

Cercados - A Imprensa Contra o Negacionismo na Pandemia é um documentário original do serviço de streaming Globoplay, dirigido por Caio Cavechini e feito em 2020.
Mostra a realidade dos jornalistas brasileiros e a forma como eles lidaram com a pandemia da Covid-19 e o negacionismo.

Estreou em 31 de dezembro de 2020 e tem quase duas horas de duração. A atração retrata os bastidores da cobertura do coronavírus através do olhar da imprensa. Mostra também os diversos embates que aconteceram entre o presidente Jair Bolsonaro e a mídia na cobertura da pandemia, no período de março a setembro de 2020.

O documentário foca principalmente na TV Globo, entretanto, traz também o ponto de vista de profissionais de três outros jornais brasileiros, sendo eles a Folha, Estadão e O Globo. Ao longo de três meses, a equipe acompanhou os profissionais e presenciou situações importantes do trabalho de 63 pessoas em cinco cidades (Manaus, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo).  O diretor Caio Cavechini busca fazer sempre uma mistura de cenas entre o dia-a-dia de repórteres e fotógrafos na cobertura da pandemia.

Ao longo do documentário, vemos cenas e imagens muito marcantes e tocantes. Eles mostram os descasos dos cemitérios, os hospitais cheios, a portaria do Palácio da Alvorada e ainda as reuniões de pauta dos principais veículos de imprensa do Brasil. Aproveita também para fazer uma homenagem aos profissionais do jornalismo da Globo que foram internados e superaram a Covid-19.

* É estudante do 5° período do curso de Jornalismo. 

Tags:

Autore(s):