Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

#Dica Casa Josué Montello reúne acervo do escritor maranhense

notícia O objetivo do espaço é fortalecer estudos e pesquisas nas áreas das letras, história e sociologia, além de preservar a obra do autor de Os tambores de São Luís e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras.

 Esse centro cultural tem obras da biblioteca particular do escritor Josué Montello, documentos pessoais, material de referência para artigos, ensaios, teses, monografias e livros. Há ainda o serviço de empréstimo domiciliar de obras literárias para frequentadores cadastrados.

A Casa de Cultura Josué Montello foi fundada a partir de uma doação feita pelo próprio escritor, em 14 de março de 1983. Depois a casa foi integrada à Secretaria da Cultura, por meio da Lei nº 4.351 de 31 de outubro de 1981, assim como em 11 de junho de 1997, o Decreto nº 15.606 subordinou a instituição à Coordenadoria da Memória e Documentação.

Josué Montello

Josué de Sousa Montello nasceu em São Luís-MA, em 21 de agosto de 1917, e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de março de 2006.  Foi jornalista, teatrólogo, professor e escritor. Publicou os seus primeiros textos literários em A Mocidade, periódico do Liceu Maranhense, onde fez o ginásio.  Após mudar-se para o Rio de Janeiro, publicou o primeiro romance, Janelas fechadas, em 1941, e seis anos mais tarde, foi nomeado diretor-geral da Biblioteca Nacional.

Também regeu por dois anos a cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade Nacional Mayor de San Marcos, no Peru. A partir de 1954, tornou-se colaborador permanente do Jornal do Brasil, no qual manteve uma coluna semanal até 1990. Entre 1969 e 1970, ocupou o cargo de conselheiro cultural da Embaixada do Brasil em Paris, e de 1985 a 1989 foi embaixador do Brasil junto à Unesco. De janeiro de 1994 a dezembro de 1995, ocupou a presidência da Academia Brasileira de Letras. 

O legado do autor tem grande expressão: novelas, romances, artigos jornalísticos, ensaios etc. É considerado o decado do romance brasileiro, com destaque para a obra Os tambores de São Luís. É autor também de Cais da sagração, O Baile da Despedida e  A luz da estrela morta.

 

Saiba mais:

Casa de Cultura Josué Montello

Rua das Hortas, n° 327 - Centro, São Luís - MA

Facebook/Casa de Cultura Josué Montello

*Com informações dos sites da Casa de Cultura Josué Montello e da Academia Brasileira de Letras


 

 

Tags:

Autore(s): ROSEANE ARCANJO PINHEIRO.