UFMA Imperatriz terá seu primeiro mestrado na área de comunicação

notícia As inscrições já estão abertas e as aulas do programa iniciarão em abril de 2019. A professora Thaisa Bueno, coordenadora do programa, nos contou detalhes da mais nova conquista do Curso de Jornalismo.

O processo de inscrição na seleção do Mestrado em Comunicação já está aberto desde o dia 5 de dezembro e se estenderá até 22 de fevereiro. O programa oferecerá 10 vagas sendo distribuídas em duas linhas de pesquisas: Formas e Materialidades da Comunicação e Processos Sociopolíticos na Comunicação Contemporânea. Os interessados devem procurar a secretaria do Curso de Jornalismo da UFMA – Unidade Centro, em Imperatriz, no horário das 14h às 17h. O valor da inscrição é 150 reais.

Nos fale um pouco dessa conquista para o curso.

Thaisa Bueno -  É uma grande conquista e marca assim um amadurecimento do nosso curso. São 12 anos de curso, onde tivemos conquistas na gradução, 2 anos de especialização e agora o mestrado. Fomos amadurecendo nosso corpo docente, formando professores doutores, trazendo gente de outros lugares. Enfim, além de ser uma conquista profissional dos professores, também é uma conquista para a cidade. Os alunos daqui não precisam sair para outros lugares, terão na sua própia cidade e no seu estado a continuidade da sua formação. E isso é bem gratificante para nós.

Como foi feita a escolha das linhas de pesquisas do programa?

Thaisa Bueno É bem difícil organizar um programa, pois ele tem que ser dentro da área e contemplar as pesquisar de todos os professores. Tendo em vista estas questões, fizemos uma análise minuciosa das pesquisas que cada professor fazia para tentar encontrar dois ganchos que pudessem reuni-los. Encontramos uma área que a gente classificou como comunicação contemporânea, que abrange as mudanças e as suas diferentes manifestações na comunicação e a outra sobre formas e materialidades da comunicação, que se propõe a estudar e compreender a unificação da tecnologia com os processos de produção e difusão da comunicação e cultura. Foi um processo bacana onde tivemos todos os professores envolvidos para que ajustassem suas pesquisas e contemplassem os dois grandes grupos de pesquisas.

Quem pode participar da seleção para o mestrado?

Thaisa  Bueno A exigência é que tenha curso superior, isso em qualquer área, mas que tenha algum objeto de pesquisa na área de comunicação. Assim se ele tiver interesse por comunicação, tiver as leituras, fizer o processo seletivo, estará apto a concorrer a vaga. Frisamos somente que realmente goste de comunicação. Não há nenhuma restrição para outros cursos todos que tiveram interesse são bem-vindos.

Qual a importância do mestrado para a vida acadêmica dos estudantes?

Thaisa Bueno - O mestrado está ligado com a escolha das linhas de pesquisas, nosso objetivo é atrair pessoas de diversos lugares que tenham objetos de pesquisa nessa área da comunicação. Então, traremos através do mestrado uma grande contribuição para a cidade, onde discutiremos as mais abrangentes formas de comunicação no país e na comunicação do Maranhão. Queremos que nossos objetos estejam discutindo a nossa realidade, muitas vezes temos referências de pesquisas de livros muito lá do sudeste ou sul. Mas agora, podendo fazer um trabalho de pesquisa nosso, melhorando a nossa comunicação e aplicando em nossa realidade, isso é algo que enriquece muito o estudante e, o melhor de tudo, é um mestrado público, que não se precisa mais sair da cidade para fazê-lo.

Foto: Maisa Oliveira

Autore(s): MAISA OLIVEIRA.