Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Praça da Cultura: recordar é também conhecer mais o patrimônio local

notícia Batizada como Renato Cortez Moreira, foi a primeira praça de Imperatriz. Atualmente recebe melhorias, como nova fonte e academia ao ar livre, para voltar a ser ponto de encontro da população e dos turistas.

A Praça da Cultura, como assim é conhecida por todos, é considerada a primeira da cidade. Já recebeu o nome de praça da Concórdia e praça Castelo Branco, quando surgiu na década de 60. Atualmente  é chamada Praça Renato Cortez Moreira, em homenagem ao ex-prefeito que cumpriu dois mandatos.

O historiador Adalberto Franklin, em seu livro “Breve história de Imperatriz”, relata que a praça ganhou esse nome devido a instalação de um espaço chamado “passo da cultura” onde se produzia feiras de artes, movimentos culturais, carnavais e festivais. No lugar anteriormente era a sede da prefeitura, mas com sua mudança para outro lugar, o espaço se tornou um ponto direcionado à cultura da cidade.

A praça, por muito tempo, foi cuidada por moradores, como dona Maria José Mendes, que mora nos arredores há mais de 50 anos. Ela conta que a praça foi palco de muitos eventos como shows, gincanas culturais, exposições de artes, além de muitos romances surgido nos bancos da praça.

Este ano a praça, assim como outras da cidade, ganhará uma estrutura totalmente modernizada, com playground, academia ao ar livre, instalações de novos bancos, espaço para feira de artesanatos, nova fonte e um estruturado ponto de táxi. Outro ponto importante será a preservação de todas as árvores que a praça já tinha e a implantação de novas plantas que a deixarão ainda mais charmosa.

 O secretário municipal de infraestrutura, Francisco Pinheiro, diz que, além de todas as benfeitorias, a reforma da praça tem como objetivo atrair artesões e artistas da cidade. Dessa forma, a primeira praça de Imperatriz  voltará a ser frequentada pela população imperatrizense e por turistas que estejam visitando a nossa cidade.

 

*Maísa Oliveira é estagiária/ Foto: Maísa Oliveira

Tags:
  • Imperatriz
  • memória
  • pRAÇAS

Autore(s): MAISA OLIVEIRA.