Museu sobre povo Timbira valoriza cultura indígena

notícia Localizado ao lado da Uemasul, apresenta aspectos dos patrimônios material e imaterial da etnia que vive no sul do Maranhão, Tocantins, Pará e Goiás. O local é aberto para visitação de segunda a sexta.

O Centro de Pesquisa de Arqueologia e História Timbira (CPAHT) traz uma ótima oportunidade para quem quer conhecer mais a cultura dos povos indígenas do sul do Maranhão, em especial os Timbira. O museu, localizado ao lado do prédio da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão  (Uemasul), no Centro, está aberto para visitação de segunda-feira a sexta-feira. As escolas podem agendar até 50 estudantes por dia para conhecer o local.

Foi fundado em 11 de dezembro de 2015, porém, teve que fechar suas portas logo após a inauguração. Em dezembro de 2017, no entanto, o espaço foi reaberto. Coordenadora pela professora da Uemasul, Lilian Castelo Branco de Lima, o CPAHT expõe um farto material cultural, como pilão feito em madeira e cofos feito de palha do babaçu, que ajudam a narrar o dia a dia desse povo.

De acordo com a bolsista Samantha Almeida, que trabalha no museu, o local valoriza a memória de um povo ancestral. “Vale dizer que os índios Timbiras vivem no sul do Maranhão, no Tocantins, no Pará e no Goiás”, detalha. Conforme a estudante, aspectos culturais da etnia são explicados aos visitantes. “A cultura popular é a primeira parte que a gente explica para o público. E a maioria das pessoas traz uma identificação a respeito dessa cultura popular. A segunda parte, talvez seja uma parte que as pessoas desconhecem, é a questão da cultura material Timbira, que são os costumes dos índios que moram próximo daqui. Então, mostrar esses objetos indígenas em um museu dessa envergadura é uma forma das pessoas se identificarem com a cultura indígena e, com isso, buscarem mais informações”, analisa.

Serviço:

Centro de Pesquisa de Arqueologia e História Timbira (CPAHT)

Aberto para visitação de segunda a sexta - Das 8h às 18h

Endereço: Rua Godofredo Viana, Centro -  ao lado da Uemasul

Imperatriz-MA

Agendamentos através do  email cpaht.timbira@edu.br

Foto: Arnoldo Araújo dos Reis

• Museu
  • povo timbira
  • memória

Autore(s): ARNALDO ARAÚJO DOS REIS.