Guia literário reúne perfis de escritores

notícia A publicação foi elaborada no Curso de Jornalismo da UFMA e traz informações sobre setenta e um autores locais, entre nomes conhecidos e novos autores. A escolha foi feita após pesquisa junto ao público.

Por Arnaldo Araújo dos Reis*

O público de Imperatriz já pode conhecer um pouco sobre os escritores da cidade através do guia “Acervo literário: um guia sobre os escritores de Imperatriz", elaborado pelos jornalistas Leiliane de Araújo dos Santos e Aleílton Silva dos Santos. A obra foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado em 2017, no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão  (UFMA), sob a orientação da professora. Thaisa Bueno

Para que o livro “Acervo literário: um guia sobre os escritores de Imperatriz" fosse concebido houve um esforço redobrado por parte dos autores. A tarefa foi árdua. Para tanto, primeiro, foi criada uma pesquisa para saber quais os autores locais mais conhecidos. O público selecionado para responder as perguntas, conforme  Leiliane,  foi dividido em grupos como os  escritores da Academia Imperatrizense de Letras, professores do Curso de Jornalismo,  professores de Letras da  UEMA,  alunos de Letras  e de Jornalismo, além de integrantes do Clube do Livro de Imperatriz.  Todos  tinham interesse por leitura, por literatura e  pelos escritores da segunda maior cidade do Maranhão.

“Nesse livro que chamamos de ‘Acervo’ os dez escritores de Imperatriz mais citados ganharam perfil com maior profundidade, que é uma história sobre a vida literária do escritor”, explica Leiliane de Araújo. A autora destaca que a pesquisa traz 71 escritores ao todo, com variados perfis. Ela destaca a relevância da publicação para  estudantes e a sociedade em geral. “Pode ser considerado como uma fonte de pesquisa para outros alunos que podem trabalhar com literatura  e jornalismo literário”, afirma Leiliane.

Acervo literário: um guia sobre os escritores de Imperatriz

Disponivel em:

*Estagiário do site JOIMP

Autore(s): ARNALDO ARAÚJO DOS REIS.