Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Joimp lança produtos no XI Simpósio de Comunicação

notícia Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória mostra resultados do projeto Digitalização dos jornais de Imperatriz, que teve financiamento da FAPEMA, através do edital Acervos Públicos

A plataforma digital  www.joimp.ufma.br  foi apresentada no dia 8 de dezembro, durante o encerramento do XI Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, pelo grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp). O evento foi realizado pelo Curso de Comunicação Social – habilitação Jornalismo da UFMA, campus de Imperatriz, em parceria com o Centro Acadêmico de Jornalismo Alexandre Maciel (CAJAM) e a Empresa Junior de Jornalismo (Imprensa Triz).

A iniciativa faz parte do Projeto Digitalização dos Jornais de Imperatriz que teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) através do edital Acervos Públicos. A plataforma digital traz edições iniciais digitalizados de 18 jornais de Imperatriz e região.

Os integrantes do grupo de pesquisa apresentaram outros resultados do projeto: o material audiovisual com breve história do jornalismo impresso de Imperatriz e a exposição Jornalismo e Memória: ensaios fotográficos (anos 70 a 2000).

A apresentação foi finalizada com o pré-lançamento do livro "Comunicação, Mídia e Memória: ensaios regionais", com sete artigos do grupo de pesquisa e mais outros trabalhos de pesquisadores da UFMA, UFPI, UFCE, UFPA e PUCRS. A obra, que terá selo da EDUFMA, será disponibilizada até fevereiro de 2018 para download.

 

Foto: Thays Reis

 

 

 

Tags:

Autore(s): ROSEANE ARCANJO PINHEIRO.